domingo, 4 de abril de 2010

Apaixone-se!

Galera!


Tenho pensado muito sobre isso... sobre a frequência com que tenho me apaixonado. Mas não é só a paixão a que estamos acostumados. É a paixão cotidiana, necessária para a vida, indispensável à criatividade, imprescindível à motivação...

Segundo o Dicionário Aurélio, apaixonar significa inspirar paixão; entusiasmar; encher-se de paixão; e paixão, segundo o mesmo dicionário, significa sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade; amor ardente; entusiasmo muito vivo.

Então, galera, chego a pensar que paixão é a mola impulsionadora dos nossos atos. Nesse sentido, fica difícil imaginar alguém que trabalha em algo de que não goste, afinal, trabalho exige dedicação, entusiasmo, doação... como empenhar-se diariamente numa tarefa sem sentir paixão por ela?
Fica a dica a vocês, queridos alunos: jamais, em hipótese alguma, escolham sua profissão sem conhecê-la, sem que tenham despertado, de alguma forma, paixão por ela...
É a paixão pelo meu trabalho que me motiva todos os dias de manhã... é por ela que levanto todos os dias, sentindo frio ou calor, disposição ou preguiça... por ela... a paixão pelo meu trabalho!
E não pensem que é pela remuneração financeira (ela é um incentivo e algo necessário, óbvio, não dá pra trabalhar de graça e eu nem trabalharia!), pois sem paixão, eu seria apenas uma professora desempregada ou do tipo descontente, que não para em colégio algum.
Sei que não são todas as pessoas que já crescem sabendo o que querem fazer pro resto das suas vidas, como aconteceu comigo, mas saibam que embora eu soubesse o que queria fazer, no meio do percurso tive algumas dúvidas, alguns vestibulares completamente "sem noção", pois não tinham nada a ver comigo os cursos escolhidos, mas aos poucos a vida foi me encaminhando cada vez mais pra sala de aula e me mostrando que isso era o meu destino, que eu tinha todas as aptidões para a tarefa e o principal de todos os quesitos: eu tinha paixão! Paixão pela língua portuguesa, por ensinar algo que eu dominava muito bem, por conviver com crianças e adolescentes, por aprender todos os dias com quem convivo... enfim, PAIXÃO!
E é isso, gente! Apaixonem-se todos os dias pelas coisas simples, pelas tarefas diárias, por suas vidas... sem paixão não há profissões incríveis tampouco excelentes profissionais.
E vamos nos apaixonar generalizadamente... não há contra-indicação.
Apaixonem-se por vocês em primeiro lugar, pois como diz o ditado popular, ninguém pode dar aquilo que não tem.


Beijoapaixonado!

Jujuba! ;)

4 comentários:

Thiago disse...

É Jú, no nosso caso paixão pelo trabalho é fundamental! Tem que gostasr muuito heheh

beijoo

michele's blog disse...

Jujuba, ameiiiiii o seu post. Paixão é essencial, e posso dizer que sou completamente apaixonada.

Apaixonada pela minha família, meus grandes amigos, e pelas coisas simples que sempre dão um toque mais que especial em tudo.

Realmente a paixão pelo trabalho é fundamental. Naõ tem sentido trabalhar numa coisa que não gostamos, que não sentimos prazer e que não nos satisfaz. E você, Jujuba é um grande exemplo de pessoa apaixonada pelo trabalho. A tua paixão em ensinar faz com que a gente tanha mais vontde de estudar, principalmente porquê temos certeza que alguém acredita em nós, e que sempre estarás diposta a nos ajudar.

Enfim, paixão é TUDO DE BOM!!!!

Unknown disse...

Maiss sem dúvidaa alguma, ter amor presente em nossas vidas é essencial.
Porque afinal é o amor que faz tudo fica mais bonito, é o amor que nos desperta novos sentidos, novas vontades,novos olhares para vida,e deixa todo o mundo mais colorido.

E são pessoas como você ju,
que amam sua profissão,é com quem desejamos estar junto.
Pois fazem tudo com amor,desde de quando ensinam, conversam, aconselham, ou simplesmente estão por perto!

Beijoss (L

KIKA RIBEIRO disse...

Oi, Ju!!!
Obrigada pelo recadinho que deixaste no meu blog!
Seja sempre bem-vinda!
Beijossssss