segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Encontros e despedidas...

Galera!

Sabe aquela coisa de ter tempo livre pra fazer o que quiser e não saber por onde começar? Pois bem, sinto-me bem assim sempre que as aulas terminam.
O ano letivo é tão intenso e ocupa todos os meus dias, que quando ele chega ao fim, fico perdida, parecendo uma barata tonta após um jato de inseticida. (Quanto talento para a dramaturgia!)
Mas por que falar sobre isso, assim, do nada? Vou explicar. Estamos eu e o professor Thiago de História conversando na sala dos professores sobre a falta do que fazer, lembrando que há menos de uma semana estávamos envolvidos com aulas de recuperação, com provas, com tantas coisas... e agora, aqui, conversando sobre o ano letivo, numa boa, sem correria alguma... e claro, lembrando dos alunos.
Que relação interessante a que existe entre professores e alunos! Durante o ano letivo nos vemos diariamente, conversamos sobre sucessos e fracassos, sobre trivialidades, ensinamos, aprendemos, enfim, criamos laços. É tão saudável e prazeroso vê-los todos os dias, ter a certeza do encontro diário, que é, no mínimo, estranho o afastamento durante as férias... para muitos, esse afastamento ultrapassa os quase três meses, pois buscam outros rumos, outros colégios, outras ideias, outros encontros... no entanto, permanecem nas lembranças dos professores e da antiga turma.
Por mais triste que seja a despedida, precisamos nos preparar para ela, já que é inevitável... além de preparados, devemos ver o que há de bom nesse afastamento, pois, se de um lado ocorrem as despedidas, de outro há os encontros... é tão bom viajar, passear, conhecer gente nova, sair da rotina e pensar que, no próximo ano, uma nova rotina será estabelecida... O amadurecimento dos alunos durante as férias é visível e enriquecedor... Bem como a leveza e o entusiasmo no sorriso do professor são contagiantes...
Pensando assim, que venham as férias e que as aproveitemos muito!
Aos queridos alunos, até o próximo ano!
Aos amigos e à família, estou na área! (porque durante o ano, estou em off) hehehe...

Como diz a música do Milton Nascimento, a vida é feita de ENCONTROS E DESPEDIDAS.

"Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida."

Beijocheiodesaudade!
Jujuba! =)

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente jú,sempre aparece aquela falta do que fazer nas férias,e quando não tinhamos o tempinho durante o ano fazia falta, mas agora que o tempo é de sobra, surge a dúvida por onde começar, e as vezes surge até aquele tédio. Com certeza a parte mais difícil que tem sempre é a despedida, porém tem sempre várias maneiras de matar as saudades que sempre apertam,afinal a convivência diária nos faz criar laços fortes que deixam muito próximas. E é sempre tão bom estar perto de pessoas que gostamos, nos deixa sempre mais alegres.
Espero que aproveites bastante suas férias.
Beijinhos nath! <3