domingo, 22 de março de 2009

E o que é "normal"?

Nossa geração está marcada pelo mix de escolhas que são feitas todos os dias pelos indivíduos influenciados pelo ambiente em que vivem...
Em nenhum outro momento histórico percebeu-se tal democracia em relação a tudo, desde moda até modos e costumes. Podemos dizer que hoje as pessoas vivem da maneira que entenderem ser a melhor para si, podendo assim, ser autênticas.
Todavia, é comum ainda em nossos dias ouvirmos comentários maldosos relacionados à maneira como as pessoas se vestem, se comportam, se expressam, enfim, ainda há um pensamento destorcido de normalidade, cujo leva tudo o que foge de tal padrão pessoal de "normalidade" ser considerado anormal.
Muito é debatido sobre tal assunto, visando uma sociedade mais justa e solidária, entretanto, poucos refletem efetivamente sobre ele e o levam para o seu cotidiano.

Então, a minha pergunta é: Será que ter um conceito do que "é normal" e do que "não é normal" é importante nos dias atuais? Ou mais importante do que isso é reconhecermos as diferenças e sabermos usufruir delas em nosso dia-a-dia?

P.S. : E viva a antropologia social!!! =D

43 comentários:

Karla disse...

Diferente é ser normal!!! Essa deveria ser a nova ordem dessa geração. Saber que quanto mais convivemos com as diferenças, melhores cidadãos seremos. Respeitar e aprender com tudo e com todos, sempre!

Beijos Jujuba, adorei o blog!!!

dadald@ disse...

Muito interessante o texto, pois nos fazer pensar se oq fizemos ou fazemos está certo, mas eu acredito que o anormal seja indevido pois vivemos em um mundo com regras a serem cumpridas! Então, consequentemente, o normal seria seguir as regras... No entanto, se vier ao caso criticá-las assim deve ser feito.

Tamara Botelho Pavanatti disse...

Na minha opinião o normal é reconhecer as diferenças e sabemos usufruir delas em nosso dia-a-dia, assim vivendo em um mundo melhor.
Temos que saber dividir e compartilhar as nossas opiniões, para fazer do mundo, um mundo ainda melhor, aceitando as nossas diferenças, os nossos erros e compartilhando as ideias, e sempre tentando construir coisas novas, para tudo ficar em paz e alegria sempre.

Unknown disse...

A essa professora + amada de toodas que eu já tive!
Nunca terei uma igual..
ELA É MARAAAAAA..
MUITAAAAAAA SAUDADES!
Beeeiiiijão!
;)

Giovanni C Pileri disse...

Ser diferente não é ruim... quantas pessoas fizeram a diferença. Thomas Edson por exemplo inventou a lampada ele fez a diferença pois senão até hoje usariamos velas e lampiões.
Bjs profª.Giovanni T:6a

aiowg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Beatriz disse...

Oi prof!
Á muito tempo alguém criou um padrão que seria o considerado "normal" e todos ficaram acreditando nesse "normal" que hoje quando aparece alguma pessoa "fora dos padrões" todos acham estranho e feio. Por exemplo, quando veem num shopping alguém com um estilo que não é parecido com os dos outros, as pessoas falam "credo" e não aceitam. Acho que isso não pode acontecer, por que temos sempre que valorizar as diferenças. Se todos fossem iguais, não teria nada de interessante nas pessoas. Temos todos que aceitar sempre as diferenças dos outros, tentar ser diferente e não querer copiar ninguém. Ser diferente e não um xerox dos outros. Ser diferente e ter diferença é o que nos torna tão especiais.

Bjs.

Unknown disse...

soh o chuck norris é normal!!!
:P
bjinhu juh!

pro alinezilli disse...

normal??? o que é isso?
de perto mesmo ninguém é normal...
adorei teu blogfox, amiga!!!
beijocas bunitaaa!!

Unknown disse...

Não existe mais ser normal, normal é ser o que você acha que é normal, normal mesmo é ser você mesmo!

bjo soora

Bloguero disse...

Na minha opinião as pessoas não deveriam ser normais senão não existira moda,os estilos, as musicas com varios ritimos, os programas de televisão, se todo mundo sigui-se um padrão o mundo não teria graça e então nos não teriamos os nossos herós por exemplo o homer simpson você ele normal ? então porque todo mundo ve a série de tv? por que ele é engraçado e não normal, normal seria o flanders vizinho de homer na série você acha ele engraçado ou super chato e sem graça ?
pense por si mesmo...seja diferente~, invente suas roupas os seu estilo, faça sua música, seja diferente! normal não é legal



Luiz Arthur Seixas Jacobus 7A

,, disse...

Para mim, ser normal, simplesmente é o fato de ser quem eu quero ser. E não ser uma pessoa para agrada os outros.Ser normal, é ser quem a pessoa é.
E viver feliz na sociedade, sem temer se os outros irão falar mal de você.Cada um tem seus defeitos,
temos que saber viver bem com eles. Pois nossas qualidades sempre serão maiores!
Tem que se viver bem com quem és!

pro alinezilli disse...

buniitaaa!!
já tenho blog! ;)
eeeeeeeeee!
vê se tu aprova!
beijoca!

Rafaella ;) disse...

Hoje em dia nao é importante o ser, e o nao ser normal, mas o planeta sempre quer mostrar suas diferenças. Entao, o mundo critica os humanos. Os deficientes é um exemplo, pensam que sao anormais, só por terem problemas. Mas essas pessoas que julgam, que espancão nao somente portadores de deficiencia, e que, abusam sexualmente de qualquer pessoa e familiares em geral, matam, nao somente a carne, mas a alma. Amores acabados por um ser que se acha normal. Nao posso julgar a ninguém, talvez até eu mesma tenha feito algo "ERRADO" que nem tivesse percebido...
Muitas pessoas nao tem noção do que a vida poderia proporcionar para elas se nao ligasse para as diferenças, internas e externas.
Portanto mesmo assim, nao devemos descriminar alguém sem saber primeiro se próprio julgar.

Beijos, e parabens pelo seu blogger...
Siga; sempre; sorrindo.
RAFAELLA T:1B...ENERGIA BARREIROS

Beatriz Pereira Vargas disse...

Ser normal, é ao mínimo respeitar.
Ser normal é ser respeitado.
Uma das coisas para ser normal que é fundamental é respeitar a pinião dos outros, respeitar as diferenças, e não ser preconceituoso.
E se não for assim?
Dai eu posso dizer que o mundo estará perdido ;)

um beijo adorei o blog espero que tenha gostado do meu comentário.

Unknown disse...

Ser normal é ser você mesmo, viver de uma maneira que você se sinta a vontade com tudo e com todos.
ISSO é ser normal, por isso não critique uma pessoa sem antes conhecê-la.

Anônimo disse...

Oi! Blog bacana o seu! Gostei desse negócio de o que não é ou deixa de ser normal e concordo com o que você escreveu aqui!^^
Bom, passei porque vi o seu blog e me chamou ateção!
Meu blog é simples XD meio comédia mas espero que goste, esta convidade a passar lá e dar uma olhada! Vai ser muito bacana ter a opinião de um profesora!XD
Espero sua visita tudo de bom e que seu blog tenha muito sucesso!

Vinicius C. Da silva disse...

O certo e errado , vem de cada um , conceitos e regras são colocados para todos ficarem "iguais e normais" , qualquer pessoa que é diferente a sociedade cai em cima, so pq ela é " diferente"
é isso oq eu acho :}
Inté :}

Micaella disse...

oi!
gostei muito desse texto, eu realmente nunca pensei nisso antes... bjs.

Arthur Simon disse...

Realmente os dias de hoje nos fazem pensar, e ver coisas diferentes, nem só a questão de moda, mas de sexualidade, que foge do padrão antigo, pessoas ainda hoje tem preconceito. Mas nos dias atuais ter qualquer tipo de preconceito é inválido, uma vez que tudo está em transição, e tudo deve ser analisado de uma forma diferente. O que muitas vezes impede as pessoas de fazerem isso, é o seu padrão de normalidade dentro de si mesmo. Importante ressaltar que os vários de tipos de "Tribos" também se incluem aí, as vezes como isolados, ou populares, emos, ou todos os outros tipos que são rotulados, o que também nã devia acontecer. Rótulos só atrapalham. Texto interessante, vai abrir a mente de muita gente;

mariéty disse...

Para os outros eu sou diferente, mas para mim eu sou normal. &^)

Thays Colombo disse...

Hoje em dia, ser normal é ser igual a todo mundo, fazer o que todo mundo faz, ir onde todo mundo vai, se você foge da regra já é considerado diferente da sociedade (que por sinal é uma hipocrisia). Acho também, que as diferenças não deveriam ser consideradas anormalidades(muitas vezes são) já que são elas que nos diferem uns dos outros. Por isso, que para mim, ser normal é ser quem somos, e não o que queríamos ser.

Gabriel de Jesus disse...

Gabriel de Jesus - 2A (Energia-Barreiros)

Não há uma regra oficial para seguirmos com o intuito de sermos denominados normais ou anormais, a não ser as condutas “artificiais” que a sociedade nos impõe e achamos, por muitas vezes, corretas e que à elas devemos seguir. Saibamos que cada indivíduo possui características, marcos e pensamentos diferentes em comparação a outro. Por tal fato, os membros de uma sociedade diferenciam-se em muitos aspectos, tornando impossível a verossimilhança entre a classificação do termo normalidade entre eles. Agora pensamos. O que seria do meio social se todos vivessem em completa semelhança? A vida em torno de nós seria pacata, sem sentido. Todos seriam iguais, nada de atrativo impulsionaria nossa andança na vida. De uma forma mais naturalista, deixariam de existir, também, algumas profissões, tais como: modelo, estilista, fotógrafo, e assim por diante. O que poderia e pode ser classificado como anormal seria o fato de um indivíduo desviar-se de princípios morais, éticos e sócio-educativos que afetassem a vida de outros à sua volta. Por isso, aproveite a vida da melhor maneira possível, com atitudes benéficas para com as pessoas e natureza. Não se torne um mero “objeto” nas mãos da sociedade, deixando-se levar. Cada um faz a sua história e defini a sua normalidade!

bianca disse...

Interessante o texto, pois nos faz refletir que ser normal nao é ser igual aos outros, e sim ser diferente, ter seu próprio estilo, ser normal é respeitar a opnião de cada pessoa, respeitar os defeitos, os erros, ser normal é não ter preconceito! porque se nao tivermos preconceito podemos sempre estar com a consciencia tranquila e viver em paz.
Já pensou se todas as pessoas saíssem na rua com a mesma roupa, o mesmo estilo na rua? o mundo não teria graça, nao teria vida, pois nós mesmos fazemos nossa moda!!
Bom, pra finalizar, ser normal é ser feliz, rir da vida, ter amigos e aproveitar tudo de bom que a vida nos dá, isso é ser normal.

beijos!

Unknown disse...

A maioria das pessoas limitam suas atitudes e pensamentos, por achar que o certo é o que a sociedade impõe.
Mas existem pessoas que se arriscam, correm atrás de seus objetivos sem se importar com que os outros pensam.
São estas pessoas que fazem a diferença, pois além de criar coisas novas, elas abrem caminhos para a evolução do ser humano e do mundo.
Eu acho que deveríamos reconhecer as diferenças e não ter medo do estranho, assim conseguiríamos viver em plena harmonia e a cada vez mais obter conhecimento do incrível mundo que nós temos.
Laviny Peres Zurlo.
7A série 8 ano, Barreiros.

Unknown disse...

normal , é ser você mesmo , é ser o que voce é e não se importar do que os outros pensam de você e sim o que voce pensa de si mesmo , a sua reputação e não o qe os outros pensam seja voce mesmo isso é ser normal e não ser superficial

matheuslucas12 disse...

a normalidade n existe,ela apenas é a ilusão da sociedade sobre o que nós devemos ser
só que sem a diferensa n existiriamos ,pois nossos pais n escoçheriam o parceiro ja que seria o mesma coisa os outros candidatos
matheuslucas 7a

INGRID disse...

Ingrid da Silva - 2A

Bom acho que o normal é saber reconhecer que as pessoas são diferentes uma das outras, cada um tem seus defeitos,temos que saber viver bem com eles.
Cada um tem suas características e seus defeitos, nenhum ser é perfeito, precisamos cair para saber levantar. Ser normal é ser
sempre você mesmo sem inventar um "personagem" pra agradar alguém, existem pessoas que acreditam que, se arriscarem
e forem atrás do que acreditam irão longe sem se importa que os outros iram pensar!
Então viva a vida, sem pensar que os outros vão achar, a vida é sua todos erram mais o importante é sempre saber reconhecer os seus erros.

Beijos.

Suellenn disse...

Suellenn Simas, 2B
Energia Barreiros.

Cada ser vive, pensa e fala o que quer, desde que não cause mal, ou ofenda ninguém. Na sociedade em que vivemos, não existem regras a serem seguidas perante normalidade, se todos nós fossemos iguais, o mundo não existiria por completo, já que todos seguiriam uma profissão, comeriam a mesma coisa, ouviriam a mesma música e assim por diante. Temos que aceitar cada um com seus defeitos, qualidades e pensamentos, assim como queremos ser aceitos. Cada um pode agir, falar, se divertir, enfim.. Do jeito que achar correto, mais como já disse anteriormente, desde que não cause danos na vida de outra pessoa.
Sendo assim.. VIVA AS DIFERENÇAS \o/

Beijinhos prof, amei teu blog ;*

Unknown disse...

Quem coloca as regras do que é anormal é nós mesmos! Se todos seguissem o mesmo padrão o mundo seria sem graça, pois todos teriam o mesmo modo de pensar, o mesmo estilo de se vestir,de música e várias outras coisas! acho que essa diferença que distingui uma pessoa da outra, desse modo ninguém é igual ao outro, cada um acha o que é normal pra si. Hoje em dia ainda existe preconceito com algumas pessoas que se vestem, que falam de um modo diferente dita pela sociedade... Temos que ser livres pra expressar nossos gostos, respeitando e convivendo com o dos outros. Cada um tem o direito de falar, de viver como acha normal, pois o normal de uns podem ser o anormal de outros.
BRENDA SILVA 2°B (energia Barreiros)

Unknown disse...

Ser normal, é chato!
Ser normal é ser louco , louco de várias maneiras, como por exemplo:
- Loucos no sentido feliz
- Loucos no sentido bom
- Loucos no sentido não-dramático
- Loucos com manias loucas
- Loucos que conversam horas de asneiras com outros loucos
- Loucos que viciam em muitas coisas ao mesmo tempo
- Loucos que gostam de ser loucos
- Loucos que saem cantando e até dançando na rua
- Loucos que não ligam pra o que os outros dizem
- E principalmente, loucos que convivem e amam outros loucos, porque ser NORMAL é CHATO!
Na verdade exagerei um pouco, mais na minha opinião, não existem pessoas normais, pois cada uma pensa de uma maneira, cada uma é diferente da outra, então, pra mim ser normal, é ser você mesmo, porque o que é normal pra você, talvez não seja pra mim, o importante é o respeito, respeitar cada pessoa da maneira que ela é!
Então, continue sempre sendo você mesmo, porque afinal ser normal, é chato!
Luma Turatto Hoscher 7A aqui..

Gabriela Miriam disse...

A grande beleza do ser humano são as diferenças, elas é que nos fazem ser quem somos. Julgar o próximo porque é diferente não nos faz melhores, muito pelo contrário, a sociedade sempre põe rótulos e julga naqueles que são diferentes, mas penso que são esses que deveriam ser celebrados, se ser anormal é ser único eu prefiro ser assim.

Gabriela 2B
Energia Barreiros

Jéssica disse...

Jéssica Miranda - 2A

Na minha opinião eu acho que as pesooas devem ser respeitar mesmo com suas diferenças, cada um com seu modo de ser e agir, tambem temos que parar e pensar se as coisas que fazemos estar certa para podemos seguir respeitando as diferenças dos outros, pois na sociedade que vivemos existe muito preconceito e desrespeito entre os seres humanos.

Jéssyca disse...

Jéssyca 2B
Pra mim normal é reconhecermos as diferenças e sabermos usufruir delas em nosso dia-a-dia.
O normal e o anormal não existem, quem coloca as regras do que é normal ou não somos nós mesmo, que do nosso ponto de vista nos achamos normais, mais talvez pra outras pessoas nós sejamos anormais, loucos.
Se todos nos pensassemos que o normal é aquele estilo ou este não
existiriam diferenças, não teria
a menos graça.
O que nós devemos fazer,é saber respeitar, e viver com as diferenças e não sair por aí julgando.
"- esse é normal, e aquele todo de preto não é ."
Todos somos normais, apenas temos estilos, culturas, gostos e maneiras de viver diferentes. E quando nos deparamos com algo não no nosso padrão ou parecido com os nossos gostos, que para o outro pode ser super normal mas pra nós torna-se estranho e anormal.
NORMAL É SER VOCÊ MESMO, NÃO LIGAR PRO QUE OS OUTROS PENSAM, ACHAM OU VÃO DIZER!
Não esconda o seu eu verdadeiro com medo das críticas, pois críticas você supera.

Unknown disse...

esses conceito de ser normal ou anormal em pessoas nao existe , por mais que elas se achem ser normal , realmente sao diferentes pois ninguem é igual , cada um tem a sua personalidade , seu gosto , seu linguajar , seu pensamentos .

Eloiza Carmem 2C - Energia
Beijos :*

Jéssica Romancini disse...

JÉSSICA ROMANCINI FORTKAMP 2B

A sociedade não aceita pessoas que fogem do padrão e as que insistem em ser diferentes são chamadas de loucas.
Sabemos que cada pessoa tem sua identidade,é diferente.
Ser normal é ser você mesmo,fazer oque quer fazer,não se preocupar com que os outros acham,aproveitar a vida e ser feliz assim!

Gianluca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gianluca disse...

Gianluca - 1°A

Ser normal, é viver da maneira que você ache certo. Não dependendo do que os outros pensem, mais de como você está se sentindo. Se todos fossemos iguais, não averia uma maneira de nos diferenciarmos, e sabermos quem somos.

=]

cherry disse...

Esses 'padrões normais para sociedade' só tendem a prejudicar as pessoas e fazer com que varias delas busquem sempre a sua imagem, para serem consideradas normais, esquecendo de agir como querem e de ser como são. Ir atrás dessas tendências é querer ser aceito pelos outros e não fazer suas próprias escolhas. Uma vida só em bem vivida quando vivemos da nossa maneira e como achamos certo, onde esquecemos os outros e buscamos o melhor para nos sentirmos bem. A graça está em ser 'diferente', tudo normal cansa. E precisamos ver o que realmente é importante, se sentir bem ou ligar para o que vão falar, porque se formos ligar para tudo que vão falar, não vamos fazer nada!

Jaqueline Fernandes Soares 1°A

Unknown disse...

Para mim o normal é ser uma pessoa otimista sabendo usufruir do seu dia-a-dia, assim tendo em mente o que é certo e o que é errado, e compartilhando (dividindo) tudo com todos, tendo um futuro melhor para si mesmo e para os outros também. Isso que é o normal.

Pedro Paulo Pavanatti-1A

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

A normalidade depende da consciência de cada um...

Jorge - 1A

marcio amaral disse...

que estranha magia é essa quetransformaem poetas todos
os apaixonados? gente que,até então,nem sabia ser capaz de dizer coisas tão bonitas, não é mesmo?
basta pensar na pessoa amada e as ideias vêm e vão formando belas declaraçôes.

grande abraço de seu aluno...