segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Com licença poética ou a importância da criatividade


Galera!!!
Finalmente uma postagem...
Estava sem criatividade, na verdade ainda estou, mas estava sem vontade mesmo... A vontade foi recuperada...
De tanto pensar em criatividade ou na falta dela, cheguei à conclusão de que criatividade é quase cem por cento de tudo... É ela quem nos impulsiona a arriscar, a inventar, a obter sucesso ou fracasso... o que seria de nós sem a criatividade?
Coisa mais chata ler uma revista que traz sempre o óbvio... ou ler uma redação de um aluno que cai sempre no senso comum... Conseguem imaginar o mundo com um único ritmo musical? Com pessoas que pensam as mesmas coisas, ou se vestem com o mesmo estilo, ou que gostam das mesmas coisas? Horrível de se imaginar! Socorro! Parece o "Show de Truman", só que o filme retratava uma cidade construída pela TV, tudo ali era mentira, só o coitado do Truman era o que era... Então penso ser impossível viver sem criatividade, sem o pensamento individual e único sobre as coisas...
Por falar em filme e em criatividade tem um filme muito bem escrito e que me leva a pensar quão criativa uma pessoa pode ser pra escrever um filme daqueles. Quem já assistiu ao "Curioso caso de Benjamin Button"? É dele que eu falo... história muito bem escrita e filme muitíssimo bem feito. Como amante de cinema que sou, não posso deixar de lado outros filmes de 2009 que vi, adorei e revi... "Presságio" (ficção, muito bom), "Sex and the city" (para assistir com as amigas), "Ele não está tão afim de você" (esse filme salvou a minha vida! hehehe).
E para fechar essa postagem sobre criatividade, minha amiga e companheira de profissão, Aline Zilli, escreveu uma paródia sobre o "poema enjoadinho" do Vinicius de Moraes, que adorei e apresento a todos que acompanham o meu blog.
Com licença, amiga, teu poema vem abrilhantar meu blog.

Paródia
Poema Alunoenjoadinho
Alunos... Alunos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Se não os temos
Entramos na sala
E temos o silêncio!
Só queremos
preparar a aula
trazer para os alunos...
Tê-los por perto
E de preferência, quietos!
Engolem balas
Ficam na sala
Fazendo pirraça!
Depois, a nota
Que cansaço!
Se baixa demais
Que embaraço!
Se muito alta
Tava fácil!
Aluno está fraco
Aluno está cheio
Bebe coca
Curte o recreio.
Alunos? Alunos
Melhor não tê-los
Noites de correção
Dias de sermão
Quanta chateação!
Meu Deus, salvai-os!
Alunos são o raio!
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que beleza
Nos seus sorrisos
Que fascínio
Nos seus olhares
Que gosto doce
Quando compreendem!
Mascam chiclete
Bebem palavras
Incendeiam o recreio.
E as escolas
Porém, com eles
Que coisa louca
Que coisa linda
Quando os alunos vão!

Profe Aline!

Beijodeamizade! =)
Jujuba!

5 comentários:

José Antonio S. Arcanjo disse...

Caramba, eu lembro na primeira fase do meu curso, que um professor nos falou sobre a importancia da criatividade, na vida de um engenheiro, e que dela partiria a ousadia de tentar e buscar o novo. Sem dúvida a criatividade deve ser estimulada sempre, eu pelo menos tento busca-la em fontes das mais variadas possiveis, seja atravez de livros, filmes, pessoas, acho que tudo pode ser canalizado para criação e inovação.
Aproveitar para falar que adorei o poema da aline, muito legal. E parabenizar a ju por mais uma belissima postagem, muito bacana.

Beijão jú

pro alinezilli disse...

eeeeee, bunita!!!
gostei do post!
Criar esta paródia foi uma forma divertida de pensar nos nossos alunos queridos...
E foi mutio legal as indicações dos filmes que vc deu! Bem criativos mesmo!!! ;)
beijocacriativa!

Thiago disse...

Concordo contigo Ju, vida sem criatividade é monotonia e monotonia é depressão! Criatividade e diversidade são fundamentais pra quem busca um pouco de felicidade na vida! Quem não gosta de ser surpreendido mesmo que seja assistindo um bom filme!

beijão

Ana Beatriz disse...

Oi, prof!

Criativade... é realmente complicado fazer ela vir a cabeça. Esse é um dos motivos que eu só posto uma semana no meu blog, pois não tenho idéias de post's para postar e nem coisas legais que iriam interessar os outros. Eu já assisti "O Curioso Caso de Benjamin Button" e achei o filme bem legal, com ótimas atuações e uma história original, que ainda não tinham feito no mundo do cinema.
E sobre o poema que a Aline escreveu, eu achei bem engraçado! E gostei.
Bjs.

Professora Juliana disse...

Olá professora Jujuba!
Bem você não me conhece, mas tmbém sou uma professora Jujuba! hehehe
Olha que coincidência: criamos blogs para nossos alunos com o mesmo nome! Foram meus "pestinhas" que descobriram isso, buscando o meu blog no google. E o que é mais engraçado é que além de sermos charás ainda cultivamos gostos parecidos: o estilo do meu blog é igual ao seu. Bem, estou deixando esse recadinho para dizer que gostei bastante do poema do aluno e também pra dizer que a partir de agora eu vou sempre bisbilhotar seu blog. Visite o meu também! Um beijo,
Professora Jujuba =D